Bem-vindo ao web site da Sociedade Brasileira de Reologia. A SBR é uma sociedade técnica formada por pessoas e empresas interessadas em reologia, a saber, a ciência do escoamento e deformação da matéria.

A SBR reúne acadêmicos e industriais interessados em usar princípios científicos para ajudar a entender processos e fenômenos associados ao escoamento e deformação da matéria. Desse modo, a SBR serve como interface entre a pesquisa acadêmica e a prática industrial: ambas são bem-vindas, mas é justamente a interação entre ambas o que torna a SBR única.

A SBR organiza a bi-anual Brazilian Conference on Rheology, que é o mais importante forum brasileiro para a discussão de problemas relacionados à reologia e ao escoamento de fluidos não newtonianos.

Tenho o prazer de anunciar que a nossa Sociedade vai organizar o XVIIIth International Congress on Rheology em agosto de 2020 no Rio de Janeiro. Esta conquista da SBR foi o fruto de longa negociação com a comunidade internacional de reologia. O processo de escolha do Rio foi através de uma eleição em que votaram as 39 Sociedades Nacionais de Reologia filiadas ao International Committee on Rheology, após exame das propostas submetidas. Concorreu conosco a Sociedade do Canadá, propondo a organização em Montreal. A nossa proposta venceu por uma ampla margem de votos.

Roney Leon Thompson
Presidente, SBR


Finalidade e objetivos da SBR

A SBR foi fundada em 09 de outubro de 2009 por um grupo de profissionais dos meios acadêmico e industrial que são ativos em diferentes aspectos da área da reologia.  A importância desta área tem crescido enormemente no Brasil, e acredita-se que a nossa comunidade técnica de reologia beneficia-se por possuir sua própria sociedade. Suas finalidades específicas são

  1. contribuir para o desenvolvimento da reologia no Brasil;

  2. promover a pesquisa, intercâmbio e difusão do conhecimento em sua área de atuação;

  3. promover o conhecimento da reologia através da realização de eventos nacionais e internacionais tais como cursos, reuniões técnico-científicas, congressos, simpósios, conferências;

  4. promover o intercâmbio entre seus associados e entre associações congêneres;

  5. promover o intercâmbio entre seus associados e a comunidade científica internacional de reologia;

  6. manter-se sociedade-membro do The International Committee on Rheology, ICR.

REOLOGIA: ciência do escoamento e deformação da matéria

Mensagem do presidente